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Alimentos essenciais para as crianças

Para que as crianças possam crescer e se desenvolver de forma saudável, é importante manter uma alimentação equilibrada, repleta de frutas, verduras e legumes. Uma alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento dos pequenos. Confira uma lista de alimentos considerados essenciais para o desenvolvimento deles:

1. LEITE MATERNO

Além de ser rico em nutrientes, é fonte de anticorpos, que desenvolvem o sistema imunológico infantil. Estudos mostram que a amamentação exclusiva reduz o risco de obesidade e mantém o colesterol controlado na fase adulta.

2. PEIXES

Os peixes são ricos em ômega 3 e DHA, nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da retina. Tanto crianças quanto adultos devem comer peixe pelo menos três vezes por semana. Prefira os de água fria, como sardinha, atum e salmão.

3. GRÃOS INTEGRAIS

Os grãos, apesar de não serem considerados alimentos por não terem uma função nutricional, evitam a constipação intestinal. Vale adicionar farinha de linhaça ou de aveia para preparar alguns pratos e comprar pão integral.

4. TOMATE

Além do benefício contra doenças cardiovasculares, reduz a incidência de câncer de próstata na fase adulta. Basta comer meio tomate todos os dias. Descobriu-se que, quando cozido, a substância é mais bem absorvida no organismo. Quem resiste a um molho bem-feito?

5. FRUTAS VERMELHAS E CÍTRICAS

Trate de comprar amoras e mexericas mais vezes na semana. As cítricas reduzem o risco de câncer, e as vermelhas ajudam a diminuir o LDL, o colesterol ruim. Sirva três porções por dia a seu filho.

6. OVO

A colina, um micronutriente presente no ovo, favorece a atividade cerebral e auxilia a concentração. A gema do ovo também é rica em DHA. Você pode dar, no máximo, três unidades por semana porque a gema tem muito colesterol.

Mas não esqueça: consulte sempre pediatras e nutricionistas antes de alterar o cardápio do seu pequeno

Fonte: Revista Crescer

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