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8 dicas de lanches para os filhos

É comprovado cientificamente: crianças que se alimentam melhor têm mais energia para o aprendizado e as brincadeiras, ou seja, seu desenvolvimento é muito melhor.

Para contribuir com seu crescimento, é importante que seu lanche escolar seja de boa qualidade, e que preencha suas necessidades.

Encontramos muitos cardápios prontos que nem sempre agradam ao paladar da criança ou situação financeira dos pais. Cada criança é um caso diferente, somada aos gostos e necessidades físicas. Seguem algumas dicas para ajudar na composição da lancheira:

Nutrição

O lanchinho intermediário entre o café da manhã e o almoço, assim como entre o almoço e o jantar é importante porque repõe as perdas referentes às atividades que ela desenvolveu durante o dia. Não pense que este lanche tirará o apetite do pequeno para o almoço ou jantar. Elabore-o de forma sábia e garanta o sucesso nas várias refeições.

Bebidas

É importante que o lanche inclua uma bebida, que deve estar, de preferência, refrigerada em garrafa térmica própria, ou em embalagens práticas pasteurizadas encontradas no comércio, que é o caso da bioleve. Pode ser suco de frutas ou água de coco. Para saber mais sobre nossas bebidas, acesse Água de coco: goo.gl/e09o5Y Suco de frutas: goo.gl/cugNgN

Frutas

O docinho da fruta é perfeito para o lanchinho. Higienize-as bem e embale-as em filme plástico, guardanapo ou cortada em pedaços e acondicionadas em potinhos plásticos. Prefira manter a casca. Caso seu filho não tenha o costume de ingerir frutas, insista e inicie com poucos pedaços de frutas fáceis como banana, maçã, pera, uva, manga. Para não deixar a fruta escurecer, caso seja cortada, coloque os pedaços em uma solução de suco de limão (um copo com água com uma colher de chá de sumo de limão). Deixe-as por três a cinco minutos nesta solução, depois seque-as e coloque os pedaços no pote, fechando-o bem.

Pães e bolacha

s São responsáveis por renovar a energia da criança. Prefira os integrais e simples, evite recheados e os salgados com alto teor de gordura, além de sanduíches ou enrolados gordurosos. Esteja atento ao rótulo na embalagem. De vez em quando um bolo também pode ser enviado, e prefira os preparados com produtos mais naturais, como o açúcar mascavo, ou que contenham frutas, castanhas ou legumes, como o bolo de cenoura.

Barras de cereais

São boas opções no lugar dos panifícios, mas é preciso ficar atento aos rótulos. Há barras que contêm açúcar e chocolate demasiado e as fibras ficam muito aquém do necessário. Muita atenção, pois o prático pode se tornar o vilão e causar doenças e obesidade.

Proteínas

Para manter a construção das células do organismo do seu filho, a proteína também deve fazer parte da lancheira. Laticínios pasteurizados como queijos e iogurtes são uma boa ideia, observando-se sempre a procedência e validade dos mesmos. Apesar de serem preferidos pelas crianças, a quantidade necessária para este lanche é realmente pequena.

Produtos naturais

Os diet e light não são convenientes para crianças, apenas em casos específicos em que o pediatra ou nutricionista recomendar para seu filho.

Nada de açúcar

Balas, chocolates, chicletes ou salgadinhos devem ficar longe da lancheira. Eles tirarão o apetite para a próxima refeição. Devem ser ingeridos em pouca quantidade, e não durante este pequeno lanche.

Organize a lancheira para que os produtos não se danifiquem. A segurança alimentar precisa ser mantida através do cuidado com as refrigerações e em dias muito quentes seja sábio e cuidadoso. Envie para a escola uma criança saudável e disposta, com uma lancheira que preencha suas necessidades e gostos.

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